09/02/2016

Izanami e Izanagi

Na mitologia japonesa, os deuses Izanagi no Mikoto (伊邪那岐 ou 伊弉諾 Aquele que é convidado”) e Izanami no Mikoto (伊弉冉尊 ou 伊邪那美命 Aquela que convida”) que fazem parte dos sete deuses da criação, são os responsáveis pela criação do mundo e de muitos dos seus deuses. E em um dos muitos mitos, eles descem ao Yomi (黄泉), o submundo e a terra das trevas.

A criação das Ilhas e Deuses Japoneses.    
                       
Após a criação do mundo, o Céu e a Terra era apenas uma grande massa uniforme e macia que ainda estava em evolução e precisava ser terminado. Os deuses 'primordiais' após se reunirem e discutirem sobre o destino da Terra, foi decidido entregar a importante tarefa de criação das Ilhas ao mais jovem casal de deuses, Izanagi e Izanami. Para a tarefa que lhes foi dada fora entregue o Ame-no-nuboko (天沼矛 A lança sagrada) que era coberta de pedras preciosas.
O casal de deuses estava apostos na ponte flutuante do céu e, com a lança em punho, agitaram o oceano primeiro. Quando levantaram a lança, as gotas que caíam dela em volta da água coagularam e formara a primeira ilha chamada de Onogoro-shima (淤能碁呂島 Espontaneamente coagulada).
Após, Izanagi e Izanami foram até a ilha e decidiram se casar para poderem trazer novas gerações e novas terras. Para se casarem eles criaram uma cerimonia para comemorar. Criaram uma coluna sagrada, e a contornaram, Izanagi seguiu para a direita e Izanami para a esquerda, unindo-se como marido e mulher. Durante a cerimonia, Izanami falou primeiro "Que prazer encontrar tão formosa e jovem terra", elogiando a beleza do deus. Izanagi então respondeu "Que prazer encontrar tão linda criação".  


Os primeiros filhos dessa união nasceram deformados, e intrigados, o casal questionou os deuses primordiais sobre o ocorrido. Eles, os deuses, disseram que isso ocorreu pelo fato de Izanami ter falado antes de seu marido durante a cerimonia de casamento. No antigo Japão a mulher nunca deveria falar antes do homem.
O casal então realizou uma nova cerimonia de casamento, e desta vez agiram de forma correta. Izanami logo deu a luz a oito filhos adoráveis, que se tornaram as ilhas do Japão. Izanagi e Izanami, então, criaram muitos deuses e deusas para representar as montanhas, vales, cachoeiras, rios, ventos e outros recursos nativos do Japão. No entanto, durante o nascimento de Kagutsuchi (軻遇突智) o deus do fogo, Izanami teve seu órgão genital gravemente queimada, ferindo-a mortalmente. Mesmo em seu leito de morte, ela continuou a gerar deuses e deusas, e ainda outras divindades surgiam das lagrimas do aflito de Izanagi, que matou Kagutsuchi brutalmente.

A descida ao submundo.

Quando Izanami morreu foi enviada ao Yomitsu Kuni. Izanagi decidiu ir até lá com a missão de trazer sua amada de volta. Izanami cumprimentou Izanagi das sombras enquanto ele se aproximava da entrada do Yomi. Ao encontrar Izanami, a deusa lhe disse "Meu senhor e marido, por que tua vinda é tão tarde? Eu já comi do alimento de Yomi. Irei agora descansar. Peço-te que não me olhe", cheio de desejo por sua esposa, Izanagi acendeu uma tocha e olhou dentro do Yomi, ficando horrorizado ao ver que Izanami agora era um cadáver em decomposição, Izanagi fugiu.

Irada pelo seu marido não ter respeitado seu desejo, Izanami enviou as Yomotsu-shikome (黄泉醜女 espíritos femininos), oito deuses do trovão (Raijin), e um exército de mil e quinhentos guerreiros ferozes do Yomi para persegui-lo. Izanagi desembainhou sua espada e fugiu para as regiões escuras do submundo. Enquanto corria, o deus atirou seu capacete ao chão, que imediatamente se transformou em um cacho de uva. Quando as mulheres do Yomi o viram, comeram da fruta. Izanami viu o que aconteceu e decidiu ela mesma perseguir o deus.
Izanagi conseguiu escapar dos seus perseguidores e bloqueou a passagem entre o Yomi e a terra dos vivos, usando uma enorme pedra Chibiki no Iwa (千引の岩)
Izanami se encontrou pessoalmente com Izanagi e romperam seu casamento, a deusa ameaçou dizendo “Em um dia matarei mil homens”, e Izanagi retrucou dizendo “Enquanto neste dia farei nascer mil e quinhentos homens”. (Sendo esta a ‘origem’ da criação segundo a lenda Japonesa).

O nascimento da nobre trindade.

Izanagi sentiu-se imundo por ter contato com os mortos, e decidiu se lavar nas águas para se purificar. Um grande número de deuses e deusas, tanto do bem como do mal, saíram de sua roupa descartada conforme se banhava. A deusa do sol Amaterasu (天照)saiu de seu olho esquerdo, o deus da lua Tsukuyomi (月読)de seu olho direito e Susanoo (須佐之男)o deus da tempestade e do mar surgiu de seu nariz. Orgulhoso desses três filhos nobres, Izanagi dividiu seu reino entre eles.
Após o nascimento da tríade, Izanagi decidiu atribuir uma tarefa a cada um deles. Para Amaterasu entregou um colar sagrado que simboliza o poder divino fazendo-a se tornar deusa do sol e habitar o céu, enquanto para Tsukuyomi ele atribuiu à lua, o tornando o deus da noite, e para Susanoo foi dado os oceanos. Ao protestar contra a escolha do pai, alegando querer ir ao encontro de sua mãe Izanami, Susanoo é expulso por Izanagi que enfim dá por concluída sua missão de criação. Ele cria uma residência na ilha e Ahaji e passa a viver em eterno repouso.

Enquanto Izanami se tornou a senhora do Yomi sendo denominada de Yomotsu Ōkami (黄泉 大神).

Sobre o Yomi.

É a palavra japonesa que denomina o mundo dos mortos. Suas saídas são guardadas por criaturas terríveis e é aonde os mortos vão para, apodrecer por tempo indefinido. Uma vez que cair ali e for alimentada, a alma nunca mais poderá voltar para a terra dos vivos.

Esse reino dos mortos aparenta ter uma continuação geográfica com o mundo dos vivos, mas também não seria apropriadamente descrito como o inferno, onde se sofre pelos pecados passados; em vez disso, todos os mortos seguem uma existência de escuridão, decadência e melancolia, não importando o seu comportamento quando vivo. Yomi é liderado por Izanami no Ookami. A entrada para Yomi fica na província de Izumo, e foi selada por Izanagi no Ookami, permanentemente.


Os deuses em animes/mangas.

Naruto: No anime Izanami e Izanagi são tratados como uma "habilidade" contida no Sharingan dos membros do Clã Uchiha, na qual somente poucos poderiam usar.
Persona 4: Izanagi na história é o "Persona" do protagonista, Yuu. Que junto de seus companheiros lutam contra a maldosa deusa Izanami que quer tomar conta da terra e destruir tudo.
Yu Gi Oh: Izanagi é tido como uma carta de monstro.
Noragami: A deusa Izanami aparece durante o Arco do Ebisu Tentando aprisionar Yato e Ebisu no Yomi, usando forma de pessoas queridas para eles.
Nurarihyon: Izanagi é uma técnica utilizada por Awashima.
Kamigami no Asobi: Apenas Susanoo, e Tsukuyomi aparecem na história.

Izanagi no Persona 4
Izanami no Persona 4
Izanami em Noragami

 Fonte: Portal dos Mitos e Wikipédia. (E algumas partes baseado no que sei)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espere! Antes de comentar de uma lida nas regras, Ok?

•Comentários para afiliação não serão aceitos, temos um local especifico para isso;
•Não ofender / ou denigrir a imagem de alguém;
•Não use palavras de baixo calão;
•Podem expressar a opinião de vocês, mas com respeito;
•Se possível deixar o link do blog de vocês para que eu possa comentar lá também.

♥ Sempre respondo os comentários ♥
Lembrando que todos os comentários precisam ser aprovados antes de serem postados.

© Anime Shoujo - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Thays Ramos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo