13/04/2017

#Bate-Papo: Cosplay na mídia. #DajobuMãe


Mimi: Eeeeeei!!!
Matsu: Finalmente voltamos!
Mimi: E eu espero que agora seja pra valer.
Matsu: Tudo depende de você, querida.
Mimi: Cala sua boca, obrigada.
Diretor: Vamos deixar de infantilidade.
Mimi: Vocês tem sorte que agora deixo meu armamento em casa.
Matsu: Não começa, vamos dar continuidade ao programa, estou cansada.
Mimi: Cansada de que?! Aff. Muito que bem, como estamos voltando fiquei me perguntando o que poderia ser um bom tema? E então me deparei com um assunto muito comentado no mundo Otaku.
Matsu: E sim, estamos falando do famigerado caso "Daijobu".
Mimi: Pensaram mesmo que nós, da Otaku 4ever, não iria comentar nada?
Matsu: Então quase acertaram, porque por mim falaríamos de outra coisa.
Mimi: Bla bla bla. Bem, eu vi que muitos Youtubers comentaram, muitas páginas do facebook e diversos outros lugares, então vamos fazer parte da equipe. Fiquem ligados e se preparem para o big texto.
Matsu: Com direito ao passado da Mimi.


Para quem está por fora neste mês estreou na Rede Globo uma nova novela chamada "A Força do Querer". Porém, antes mesmo da novela ir ao ar tivemos uma grande movimentação no meio otaku e cosplay, por que? Um dos personagens da novela é um cosplayer, mas até ai tudo bem, certo? Ao menos era pra ser.
O que aconteceu? A novela estreou super de boas, algumas problematizações e tudo mais até que então apresentou o nosso representante: Yuri, o cosplayer.
O problema, para muitos, é que a Globo pretende usar o personagem Yuri como o famoso "alivio cômico" da trama. (Alivio cômico é aquele personagem que é utilizado para fazer o telespectador rir e, como diz o nome, aliviar um pouco a tensão das outras cenas). Até então, não vejo problema, já que os cosplayers costumam ser pessoas alegres, que gostam de se divertir. Também não vi problema algum com a vestimenta do rapaz, afinal, qual cosplay fica bom logo de cara? Tirando os profissionais e os "senpais" com anos de experiencia, por favor.
A primeira cena mostra o garoto saindo do evento com vários amigos, ele está se divertindo e andando pelas ruas com seu cosplay, o que não é problema algum. Mas a Globo pisou na bola no momento que a mãe dele liga e reclama, dando a entender que os problemas do menino é o cosplay, ela diz que ele repetiu de ano por conta disso e que corre o risco de repetir novamente.
Além do menino falar nosso mais novo jargão "Daijobu, mãe, daijobu" com aquele sotaque falsificado de japonês. E claro, na cena seguinte do garoto ele explode a bomba que segurava de vez.

A mãe está conversando com ele e o tio e chama o rapaz pelo nome, porém, o menino diz "Yuri não, hoje eu sou Kakarotto Son Goku" e mais uma vez utilizando do falso sotaque mais puxado para chinês do que japonês.

O que dividiu a internet entre: Aqueles que estão rindo muito e se divertindo e aqueles que estão surtando.


Agora, nós da Otaku 4ever, vamos dizer a NOSSA opinião sobre o assunto:

Por que pontuamos essas situações acima? Simples.
Não vemos problemas em ter algum personagem em novela retratando os otakus e/ou cosplayers, achamos muito interessante e que talvez possa abrir novas portas para a gente, de alguma forma. Só que nessa situação o personagem Yuri está mostrando apenas um dos lados do cosplay, porque existe SIM pessoas que agem igual ele, não adianta nada negar os fatos. Claro, não são todos.
A Mimi quando entrou no mundo Otaku vivia falando "Kawaii" "baka" "daijobu" por ai, isso quando ela tinha 11 anos, hoje em dia ela ainda fala essas coisas sim, mas apenas para aqueles amigos íntimos que sabem levar a conversa na brincadeira e que brincam de mesma forma.  Não tem problema algum em falar essas coisas, a pessoa está apenas se divertindo (desde que não levem isso para uma conversa séria, por favor gente!).
Quanto a forma dele agir em casa, existem cosplayers que quando se vestem com os acessórios, passam a maquiagem e tudo mais mudam de personalidade, eles agem como o personagem sim, porém, dentro dos eventos. Não sabemos se existem mesmo pessoas que agem assim dentro de casa, mas com toda certeza deve ter sim.
(Eu mesma quando fizer meu cosplay pretendo agir igual ao personagem, não dentro de casa, claro. Mas nos eventos quero me divertir)


O problema do Yuri na novela é: Ele representa um lado considerado "ruim" pelos otakus/cosplayers e o medo dessas pessoas é que os familiares que assistirem a novela pensem que é realmente desse jeito.
Imagina você sair na rua com seu cosplay, indo fazer um book ou para algum evento, e então todos (que já te olhavam torto) agora vão zombar e achar que você é daquela forma, igual ao personagem da novela? Então, nada legal né?

Vamos contar uma historinha...

Para quem não sabe (creio que todos) eu, Mimi, estou entrando no meio cosplay, e estou me esforçando muito para comprar os itens e até mesmo quero entrar em forma (já que sou considerada "acima do peso") para o meu cosplay, isso para o meu próprio prazer, não por achar que vou ser zombada e nem nada. E para a minha sorte, meus pais sabem o que é cosplay, sabem que é um hobby saudável. (Até porque, sou otaku graças ao meu pai).
Mas meu problema são o resto da família.
*Insert here sad song*
Quando descobriram que eu gostava de coisas japonesas disseram aos meus pais que eu deveria passar por tratamento psicologo porque isso era coisa de gente louca. Todos na família me tratavam como doida, estranha... Só fui voltar a ser vista como alguém "normal" quando arrumei emprego e minhas tias descobriram que até mesmo gente rica gostava dessas coisas. 
Mas muitos ainda tem preconceito comigo, imagina quando eu fizer o cosplay então?!

O motivo de eu contar sobre isso é: Se eu já era tratada assim antes dessa novela, imagina agora como vai ser? Minhas tias amam novelas, elas vão ver o personagem e provavelmente vão ligar em casa "Você viu? Esse negocio é de gente louca, não deixa ela fazer isso não. Proíbe ai! Ou manda ela pro médico" e sim, já me falaram coisa parecida antes, muitas vezes.
Mas eu não tô nem ai. Fiquei brava no inicio? Sim. Mas então pensei melhor a respeito e cheguei nessa conclusão.

O ponto é: A novela pode passar a ideia errada para aqueles que não conhecem esse hobby divertido, saudável, que ajuda pessoas com problemas de se socializar (como eu). Mas não odeiem o Yuri, nem o ator e nem mesmo aqueles que se divertem com a novela, mostre que vocês são pessoas de bem e que por mais que existam vários Yuris por ai, você não é um deles. Precisamos aprender a levar as coisas na esportiva e não só problematizar tudo.
Assista as cenas, dê risada, brinque com os amigos, saia dizendo para sua mãe que está tudo daijobu, ande pelas ruas com teu cosplay, finja ser o personagem que quiser, mas não espalhe o ódio.

É provável que a superação do personagem seja ele "crescendo" e largando o cosplay OU ele vai aprender a separar os dois mundos, tanto do cosplay quanto da vida pessoa OU a mãe vai aprender junto com o menino, ela vai entender melhor o que é esse hobby é do bem e o Yuri vai aprender a maneirar mais em como vai agir com os familiares, sem deixar sua paixão de lado. Então deem uma chance antes.

Somos todos cosplayers, somos uma família.


E assim, só dizendo, tem muita gente pagando micão com isso. Vamos ver os dois lados, ok?
E isso abre portas para um novo assunto que quero trazer aqui: Otakus vs Otacos, mas isso só mais para frente.


Matsu: Eu estou fingindo que entendi tudo.
Mimi: Nem fingindo você consegue...
Matsu: Cala a boca.
Mimi: Aah... Mas então, deu pra entender nosso ponto de vista ou ficou confuso? Eu tenho uma péssima mania de misturar minhas palavras, então deixem seus comentários sobre o que acham e vamos, civilizadamente, debater o assunto e pontuar
Matsu: Mas até então, nos vemos por ai!


4 comentários:

  1. Depois de tanto tempo, Ainda acho a dedicação que vc tem com o blog incrível.
    já cheguei a participar desse blog a alguns anos, Naquela época não percebi o amor que você tem em mante-lo no ar, E depois de tanto tempo gostaria de deixar os meus parabéns por todo o tempo e dedicação que dedica para o entretenimento das pessoas que te acompanham.
    Continue com o bom trabalho, PS: Não comentei ainda, Mas gostei do novo design do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei nem o que dizer, você realmente fez meu dia com esse comentário.
      Já pensei em desistir do blog muitas vezes, mas sei que mesmo não sendo muitos tem ainda pessoas que acompanham e eu gosto muito mesmo daqui (mesmo que cá entre nós blogs hoje em dia são esquecidos) é divertido ~
      Muito obrigada, de verdade. ♥ ♥ ♥
      Vamos continuar dando nosso melhor!

      Excluir
    2. Se esforçe, Pois mesmo não comentando muito, Irei acompanhar seu blog para sempre, sem brincadeira, :)
      Boa sorte anna-san, conte comigo para tudo que precisar.

      Excluir
    3. Own!
      Eu me esforçarei sim, pode deixar!
      Fico muito feliz em saber que tem pessoas que leem meu blog mesmo nos dias de hoje.

      Muito obrigada! ♥

      Excluir

Espere! Antes de comentar de uma lida nas regras, Ok?

•Comentários para afiliação não serão aceitos, temos um local especifico para isso;
•Não ofender / ou denigrir a imagem de alguém;
•Não use palavras de baixo calão;
•Podem expressar a opinião de vocês, mas com respeito;
•Se possível deixar o link do blog de vocês para que eu possa comentar lá também.

♥ Sempre respondo os comentários ♥
Lembrando que todos os comentários precisam ser aprovados antes de serem postados.

© Anime Shoujo - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Thays Ramos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo