05/02/2018

#Cosplay - Dicas


Mimi: Yaho~
Público: Ah não, as férias acabaram...
Mimi: Não acredito que mesmo depois de um mês vocês não mudam! Fazem quase oito anos que vocês me odeiam!
Público: Quando o ódio é forte...
Mimi: Acreditem, é reciproco.
Diretor: Siga o roteiro!!
Mimi: ... Ok.
Público: Ela voltou comportada.
Mimi: .... Então como já devem ter notado (pelo título) vou falar de cosplays! Ah sim, mas antes quero dar uma noticia muito boa... A Matsu pegou alguns dias de férias e não tem previsão de voltar.
Público: Normalmente você deve dizer que é uma notícia ruim.
Mimi: Mas isso seria mentira. E de toda forma, vamos continuar nossa programação.

COSPLAY vem da palavra costume + roleplay, ou seja é onde a pessoa se fantasia de determinado personagem e interpreta ele. Antigamente cosplay era chamado apenas as fantasias de personagens da cultura japonesa, porém hoje em dia qualquer fantasia pode ser considerada.
Lembrando que existe diferença entre cosplay e cosplayer, sendo que cosplayer é o termo usado para a pessoa que se fantasia, e cosplay para a fantasia.

Cosplay é um hobby para muitos que só querem se divertir, assim como é considerado como uma fuga de sua rotina. Nesse meio, por debaixo das fantasias, encontramos todo o tipo de gente de todas as áreas como: advogados, psicólogos, diretores, empresários, estudantes e até mesmo idosos.
Como já sabem não é de hoje que a mídia tenta arruinar a imagem dos cosplayers e por conta disso muitas entrevistas são feitas para nos difamar, tanto que o medo em ter um personagem cosplayer em uma novela da Rede Globo causou pânico em todos, mas no fim foi algo bem divertido.

Para quem não sabe eu, Mimi, sou cosplayer iniciante com muitos projetos em mente. Atualmente eu já fiz três cosplays: Lavi no Anime Friends de 2017, e Sasori e Kirishima no Ressaca Friends do mesmo ano. Normalmente eu costumo fazer com a minha amiga já que temos alguns projetos em conjunto, mas se você faz cosplay e é de SP e não tem um grupo ou amigos pode me contatar! Atualmente estamos trabalhando em cosplay de Tsukiuta, vem ser idol 2D também!

E bem, como eu sei que ser cosplay iniciante não é fácil vim dar algumas dicas que aprendi! Apesar de ter começado cosplay agora eu já acompanho esse meio a MUITO tempo.

01 - Sempre planejem com cuidado o cosplay. Não deixem para fazer de última hora, comecem o preparo com, no mínimo, três meses de antecedência e isso se não for importar já que os correios demoram.

02 - Cuidado com a costureira. Sabemos que costureiras especializadas em cosplay costumam cobrar mais caro, porém é melhor pagar um pouco mais sabendo que vai ser melhor do que arriscar em qualquer outra. (Experiencia própria, e vão por mim... Não vale a pena)

03 - Se você mesmo faz a sua roupa, muita atenção na hora de escolher os tecidos, faça um teste em panos mais baratos antes de costurar e arriscar perder o produto final.

04 - Se você tem alergia a lente colorida, não use. Não force sua saúde em prol de cosplay, por mais perfeccionista que você seja.

05 - Pesquise muito bem a fama da lojinha online ou do cosmaker que está negociando, o preço camarada pode doer mais tarde. Confira se aquela pessoa é realmente confiável.

06 - No evento se alguém te parar para tirar fotos, seja educado. Se por algum motivo você venha a negar o pedido, tente expor o seu lado, mas fique ciente que: Se você fez cosplay vão ter pessoas te parando para fotos.

07 - No evento vão existir sim outras pessoas com o mesmo cosplay que você e isso não é proibido, no lugar de ficar com raiva da pessoa se aproxima e pede uma foto, elogia e brinquem, afinal vocês tem gostos parecidos. 

08 - Não seja mal agradecido, após tirar uma foto sorria para a pessoal, já que ela te reconheceu (e provavelmente elogiou). Educação vem sempre em primeiro lugar.

09 - Os fotografos do evento estão ali por diversão e alguns para promover o seu trabalho, não trate eles de forma que vocês não querem ser tratados.

10 - Se por um acaso você gosta de interpretar o seu personagem, agindo e falando como ele, tenha apenas o cuidado de não ser mal educado e magoar alguém, já que essa pessoa pode não saber que você interpreta.
10.2 - Não é errado você querer interpretar o seu personagem favorito, mas faça com moderação. 

11 - Quando for fazer seu cosplay olhe melhor o seu armário, as vezes existem peças de roupas que possam ser usadas. E se não for o caso brechós costumam ter uma boa variedade de roupas simples, deem uma olhada antes de gastar uma fortuna em algo que poderia ser feito em casa.

Agora se você não é cosplayer se liga nessas dicas;

01 - Não seja mal educado, quando for pedir para tirar foto de algum cosplay chame pelo nome (do personagem) ou se aproxima e pergunta, não tire fotos sem a autorização.

02 - Por tudo que é sagrado não encoste no cosplayer sem autorização. Elu pode estar usando uma maquiagem ou roupas complicadas de se fazer e que se estragar não tem mais concerto ali. 

03 - Se tu viu um cosplay que achou lindo, faça um elogio. Isso pode animar a pessoa e incentivar, além de que todos amam ouvir um elogio e o obrigado que vem em seguida compensa.

04 - Viu um coslayer iniciante com roupas mais caseiras? Tira uma foto delu, isso dá animo para a gente continuar. 

05 - Se por acaso existe um grupo de pessoas de cosplay e você conhece só metade, não custa tirar foto de todos, porque senão fica aquela sensação de que não está bom. Você pode dizer "Olha, não conheço o personagem, mas seu cosplay está muito bom".

06 - Por favor, não passa a mão em cosplayers femininas que estejam usando poucas roupas. Não é só porque estão assim que elas gostam de serem abusadas, afinal, ninguém gosta. 

07 - Não defina apelidos como: cosputa, cospobre, cosgordo ou seja lá o que for. Isso não é legal.

08 - Se o cosplayer for mais gordo, magro, branco, negro, alto ou baixo que o personagem isso não o impede de fazer o cosplay, afinal é o hobby, uma diversão. Todos podem fazer.

09 - Se por um acaso não gostou do cosplay, simplesmente guarde para si. Caso o problema seja algum detalhe faltando ou a roupa de uma cor diferente, pergunte ao cosplayer se pode dar um OPINIÃO CONSTRUTIVA e então avise o que, você como fã, acha que ficaria legal para elu, outro fã, fazer.

10 - Não odeie o cosplayer só porque ele errou alguma roupa do personagem, ou só porque o personagem não é do seu agrado. Eles passam dias planejando aquilo e erros acontecem, assim como eles não tem a obrigação de agradar a todos, porém por baixo da fantasia existe um ser humano. Tenha bom senso.


E é isso! Espero que tenham entendido as dicas, são bem simples e a grande maioria diz a mesma coisa TENHA RESPEITO PELO PRÓXIMO. Não faça com os outros o que não quer que façam com você.

Vou indicar aqui alguns cosplayers que eu acompanho. Todos eles tem algo em comum que é o amor pelo cosplay, todos se dedicam por horas para poderem realizar seus projetos, todos fazem isso porque gostam e muitas vezes aturam comentários ruins porque simplesmente querem continuar no cosplay, então se não gostou de nenhum deles ou de algum, não mande mensagens grosseiras, apenas ignore.

Para acessar o instagram deles basta clicar no nome.

Brasileiros: 
Nate Cosplay Conheci o trabalho dele a pouco tempo, foi na época que ele fez o Chat Noir (não lembro quando foi help) e desde então acompanho todo os cosplays. Além de ser muito carismático é um amor de pessoa, responde as mensagens e demonstra a gratidão por aqueles que apoiam seus projetos. As roupas, wigs, maquiagem, fica tudo muito bem feito que as vezes me coço para não mandar mensagem pedindo aulas. Super recomendo ele, de verdade.

Giovanna Cosplay, ela é muito adorável e os personagens ficam lindos. Conheci ela no evento que estava de Lavi e apesar de na hora eu ter ficado mais quietinha pude acompanha-la pelo instagram e olha, é uma pessoa incrível. Apesar de, parecer, que não tem tantos cosplays prontos, ela tem vários projetos. Recomendadíssima!

Moo-chan, é uma rainha né?! Conheci pelo BunkaPop no Youtube e depois a conheci pessoalmente na Liberdade, é um amor de pessoa que dá vontade de por no potinho e guardar. Os cosplays dela são lindos, fico apaixonada por cada personagem que ela faz. Não preciso nem dizer que recomendo.

Nyao, eu não conheço pessoalmente, mas acompanho online é além de cosplayer é artista e manda muito bem nas duas coisas. Os cosplays são lindos demais.

Internacionais: 
Knitemaya, é onde descobrimos que "deuses gregos existem". É cosplayer grego e muito belo, crush internacional. Os cosplays são perfeitos, manda muito bem na maquiagem. Ele parece ser muito adorável também.

Maantao, conheci ele através do Knitemaya já que os dois são bem amigos. Os cosplays dele são lindos também, as fotos e produção para o personagem são muito bem feitas

Geheichou, conheci o trabalho dele não tem nem um mês e já estou apaixonada! Ele é espanhol (alô terrinha de origem) e tem um rosto muito bonito que combina com qualquer personagem, além de demonstrar ser carismático.

Hana e Baozi, o melhor casal da china sim. Os dois fazem cosplays BLs sejam de personagens originais ou não. Ambos tem um rosto fácil de trabalhar com a maquiagem e que ficam compatíveis com qualquer personagem que escolhem.

Existem muitos outros cosplays que acompanho pelo twitter (inclusive minha inspiração, o KANAME), mas futuramente farei uma postagem só falando sobre eles e recomendando, obvio que citarei esses aqui novamente. Mas por enquanto deixo só estes.

E claro que não poderia esquecer da cosplayer novata: Moony Cos, muito bonita e esforçada, ela é muito bolinho e sensível, mas recomendo. E sim, sou eu.

Anime dos Gifs e Imagens: Watashi ga Motete Dousunda (Kiss Him, Not Me)

2 comentários:

Espere! Antes de comentar de uma lida nas regras, Ok?

•Comentários para afiliação não serão aceitos, temos um local especifico para isso;
•Não ofender / ou denigrir a imagem de alguém;
•Não use palavras de baixo calão;
•Podem expressar a opinião de vocês, mas com respeito;
•Se possível deixar o link do blog de vocês para que eu possa comentar lá também.

♥ Sempre respondo os comentários ♥
Lembrando que todos os comentários precisam ser aprovados antes de serem postados.

© Anime Shoujo - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Thays Ramos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo